A validade da maquilhagem

março 29, 2017


Se há tema que tem que ser abordado é este, pois é algo que deve interessar a muita gente tal como a mim e como foi o caso pus mãos à obra e fui pesquisar. Reúni alguma informação para então trazer-vos um post.

A maquilhagem é um íman para atrair quaisquer bactérias, devido ao seu contato com microorganismo que povoam no ar. Cada produto tem conservantes que são desenvolvidos precisamente para combater as bactérias, fungos e até vírus mas a sua acção é limitada, daí existirem os prazos de validade. Cada embalagem deve apresentar o símbolo do boião aberto com indicação de quantos meses o produto pode ser utilizado desde que foi aberto.
Assim que termina a validade perde a sua eficácia podendo contaminar, como também pode não contaminar logo que termina, isto porque eu tenho produtos que já passaram da data e ainda estão bons mas convém sempre verificar se estão bons ou não.

QUAIS OS SINTOMAS A APRESENTAR EM CASO DE CONTÁGIO?

Vermelhidão, descamação, irritação, dor e sensibilidade na pele.


VALIDADE DA MAQUILHAGEM

Máscara de pestanas - 3 meses                 
Base oil free - 18 meses                          
Base com óleo - 12 meses                    
Corretor - 8 meses
Pó compacto - 12 meses
Sombras - 12 a 18 meses 
Gloss - 6 meses 
Batom - 12 meses
Blush em creme - 12 meses 
Blush em pó - 24 meses
Lápis de olhos/sobracelhas/lábios - 12 meses
Bronzer em pó - 24 meses 

PRECAUÇÕES DE NÃO CONTÁGIO DO PRODUTO

Para não contaminar os produtos, o mais seguro e higiénico é lavar as mãos sempre antes de cada utilização (seja maquilhagem ou outro produto qualquer) ou então usar uma espátula, isto porque as mãos são o sítio mais propício a bactérias. 

ALTERAÇÕES EXISTENTES EM PRODUTOS 

A maquilhagem pode apresentar algumas alterações, tais como o cheiro, cor, gosto, textura ou bolhas e são estas mesmas alterações que percebem que a maquilhagem não está nas melhores condições. 
Por exemplo: o batom pode apresentar bolhas (pode ser devido a ambientes muito quentes, por isso recomendam colocar batons no frigorífico em dias de mais calor). 

Devem evitar guardar maquilhagem na casa de banho devido a ser um local mais húmido. Manter sempre bem fechado. 

Outro aspeto em ter em conta são os pincéis e esponjas, devem de estar sempre devidamente limpos pois também atraem bactérias para os produtos e até para a vossa pele. 

E é isto minha gente. Se em caso de erro em algo que eu tenha dito, façam o favor de me esclarecer, sim? 
Espero que vos tenha ajudado! 




You Might Also Like

12 comentários

  1. É um tema bastante sensível afinal proporciona o bom estado da nossa pele mas eu admito que ultrapasso quase sempre a data de validades da maquilhagem, sempre com atenção ao estado em que o produto se encontra, e até hoje ainda não tenho nenhuma ‘queixa’ a apresentar mas uma coisa é certa, tenho sempre muito cuidado onde e como guardo os produtos e isso também ajuda a conservar o produto!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que não sabia da duração de algumas das coisas.
    Obrigada pela partilha.

    Beijinhos
    Rose
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Youtube

    ResponderEliminar
  3. Tirando as sombras, por norma nunca preciso de trocar nada porque consigo terminar tudo ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. é preciso estar atenta às datas de validade...coisa que eu não faço muito..

    ResponderEliminar
  5. Já me aconteceu com um batom, os meus lábios ficaram a arder imenso apesar de na embalagem dizer que ainda estava dentro da validade :o
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  6. Eu sou tão paranóica com a validade da maquilhagem, mas a verdade é que sim, é mesmo super importante. Já apanhei muita alergia à pala disso... e agora sou super atenta.
    Beijinho
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Muito bom post, estas informações são sempre mega úteis!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  8. Normalmente estou atenta às validades mas por vezes falho! É sempre bom relembrar. Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  9. É sempre importante termos atenção à validade e acima de tudo se o produto ainda está bom. Gostei muito do post querida <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  10. Eu porto-me um bocado mal no que diz respeito a cumprir os prazos de validade, principalmente dos produtos de maquilhagem. Normalmente só deito fora um produto que não acabei se ele se estragar. Felizmente até agora tenho tido sorte!

    Hot Chocolate on a Cold Day

    ResponderEliminar
  11. Olha nem de proposito estava a fazer uma pesquisa no google e deparei-me com prazos de validade de maquilhagem, excelente post, tento ter sempre em atencao estas coisas desde muito nova, nem sempre e facil porque so me maquilho muito raramente, mas volta e meia la vou fazendo uma limpeza :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar

♡ Os comentários são retribuídos e também poderão ser respondidos aqui por isso notifica para ficar sempre a par da resposta! Obrigada pela visita ♡